SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número60FORMAS Y MANIFESTACIONES DE LA TRANSDISCIPLINARI EDAD EN LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICO-ACADÉMICA EN PORTUGALMALA CONDUCTA CIENTÍFICA: UN ENFOQUE COMPARATI VO Y CRÍTICO PARA IN-FORMAR UNA REFLEXIÓN SOBRE EL TEMA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA; CASTANHEIRA, MARIA LÚCIA  y  GOUVEA, MARIA CRISTINA SOARES. O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.215-244. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206011.

O objetivo do presente texto é examinar, com base na análise do cotidiano de uma escola pública de educação infantil em Belo Horizonte, MG, os significados do ler, escrever e brincar para crianças pequenas. Este estudo situa-se no contexto das discussões sobre o lugar do letramento e da alfabetização na educação infantil que foram intensificadas com o estabelecimento da obrigatoriedade do ensino fundamental de nove anos (leis federais n. 11.114/2005 e n. 11.274/2006 e emenda constitucional n. 59/2009). A análise apresentada faz parte de estudo mais abrangente, desenvolvido tomando-se por base a abordagem etnográfica interacional (Green; Dixon; Zaharlick, 2005), a abordagem interpretativa da sociologia da infância (Corsaro, 2005) e a perspectiva social do letramento (Castanheira; Green; Dixon, 2007; Soares, 1999; Street, 1984). Tal análise nos permite demonstrar a possibilidade da integração do letramento e do brincar na educação infantil.

Palabras clave : brincar; letramento; educação infantil; etnografia interacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )