SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número60O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

VILACA, MURILO MARIANO. Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.245-269. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206012.

As más condutas científicas constrangem a ciência pelo mundo. Em educação, há poucos artigos sobre o tema. Silva (2008) e Krokoscz (2011) são importantes exceções. No entanto, como focalizam o problema do plágio, outras práticas são negligenciadas. Reconhecendo a relevância do debate feito por esses autores, viso a ampliar o escopo analítico, contribuindo para a formação de uma reflexão do/no campo educacional. Neste artigo, meus objetivos são: (1) comparar as definições das agências internacionais e nacionais; (2) argumentar que a tríade FFP (fabricar, falsificar, plagiar) é insuficiente para compreender o problema; (3) criticar a opção por um foco no indivíduo, desconsiderando equivocadamente o papel do contexto cientométrico sobre essas práticas.

Palavras-chave : más condutas científicas; ética científica; cientometria; pressão por publicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )