SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue61RELATIONS BETWEEN SOCIAL SUBJECT AND TECHNICAL OBJECTS: A NECESSARY REFLECTION TO INVESTIGATE THE EDUCATIONAL PROCESS MEDIATED BY TECHNOLOGIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

VIVANCO, GEORGINA. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: É POSSÍVEL VALORIZAR A DIVERSIDADE NO MARCO DA TENDÊNCIA HOMOGENEIZADORA?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.297-315. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206102.

Este artigo reflete criticamente sobre a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação, questionando a possibilidade de valorizar a diversidade na atual tendência homogeneizadora das políticas educacionais. Com base em uma pesquisa bibliográfica, relevam-se os contextos das políticas e programas de incorporação das TIC na educação e as lógicas que as sustentam. Propõe-se contribuir com uma perspectiva cultural para abordar a aprendizagem escolar com tecnologias digitais, dentro de marcos de igualdade democrática, mas orientado à diversidade cultural. Parte-se explorando o cenário de globalização e como este condiciona a racionalidade subjacente às políticas públicas em educação. Também é feita uma reflexão sobre como as TIC deixaram de ser um meio para se converterem em um ecossistema comunicativo que favorece novas subjetividades e formas de estar no mundo. Finalmente, enfatiza-se a necessidade de aprofundar a dimensão cultural na incorporação das tecnologias na educação e sua articulação transversal com as dimensões pedagógicas e de inclusão social.

Keywords : tecnologias e educação; políticas educacionais; tecnologias de informação e comunicação; interação digital comunicativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )