SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue61EDUCATION AND INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES: IS IT POSSIBLE TO ASSESS THE DIVERSITY WITHIN THE HOMOGENIZER TREND?ROBOTS AS PEDAGOGICAL TOOL IN THE EARLY SCHOOL YEARS: LEARNING AS PARTICIPATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

PEIXOTO, JOANA. Relações entre sujeitos sociais e objetos técnicos uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.317-332. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206103.

A investigação sobre os processos formativos on-line tem uma base técnica, mas a relação com a técnica nunca é puramente instrumental. Além de uma base técnica que define suas funcionalidades, as plataformas digitais, os ambientes virtuais e os meios de comunicação digitais em rede possuem como característica o fato de permitirem a transmissão de elementos de ordem abstrata ou simbólica. Este artigo propõe um exercício sobre questões epistemológicas e metodológicas que envolvem a pesquisa sobre os processos formativos on-line, de maneira que seja superado o antagonismo entre as dimensões cultural e técnica dos meios tecnológicos. Parte-se de duas possibilidades explicativas para as relações entre as tecnologias e a educação e propõe-se a abordagem sociotécnica como possibilidade de orientação teórico-metodológica.

Keywords : tecnologias e educação; objetos técnicos; abordagem sociotécnica; tecnologias de informação e comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )