SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue61RELATIONS BETWEEN SOCIAL SUBJECT AND TECHNICAL OBJECTS: A NECESSARY REFLECTION TO INVESTIGATE THE EDUCATIONAL PROCESS MEDIATED BY TECHNOLOGIESONLINE MEDIATIONS IN COURSES OF DISTANCE EDUCATION: PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS IN QUESTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MARTINS, SÓNIA MATILDE PINTO CORREIA  and  FERNANDES, ELSA MARIA DOS SANTOS. Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos a aprendizagem como participação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.333-358. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206104.

O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1º ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido "construídos" pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.

Keywords : tecnologias e educação; robots; aprendizagem como participação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )