SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61RELACIONES ENTRE SUJETOS SOCIALES Y OBJETOS TÉCNICOS: UNA REFLEXIÓN NECESARIA PARA INVESTIGAR EL PROCESO EDUCATIVO MEDIADO POR LA TECNOLOGÍAMEDIACIONES ONLINE EN CURSOS DE EDUCACIÓN A DISTANCIA: PROFESORES DE LENGUA PORTUGUESA EN CUESTIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

MARTINS, SÓNIA MATILDE PINTO CORREIA  y  FERNANDES, ELSA MARIA DOS SANTOS. Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos a aprendizagem como participação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.333-358. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206104.

O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1º ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido "construídos" pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.

Palabras clave : tecnologias e educação; robots; aprendizagem como participação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )