SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61Relações entre sujeitos sociais e objetos técnicos uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologiasMediações on-line em cursos de educação a distância os professores de língua portuguesa em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MARTINS, SÓNIA MATILDE PINTO CORREIA  e  FERNANDES, ELSA MARIA DOS SANTOS. Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos a aprendizagem como participação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.333-358. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206104.

O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1º ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido "construídos" pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.

Palavras-chave : tecnologias e educação; robots; aprendizagem como participação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )