SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61ROBOTS COMO HERRAMIENTA PEGAGÓGICA EN LOS PRIMEROS AÑOS: EL APRENDIZAJE COMO PARTICIPACIÓNMEMORIAS DE UNA MAESTRA AL RECOMPONER ESCENARIOS DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN LOMBA GRANDE, NOVO HAMBURGO, RS (1931-1942) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

RANGEL, FLAMINIO DE OLIVEIRA; COSTA, HELOISA ALBUQUERQUE; DE-ANGELIS, CRISTIANE CAGNOTO MORI  y  MARTINS, ROBERTA LOMBARDI. Mediações on-line em cursos de educação a distância os professores de língua portuguesa em questão. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.359-382. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206105.

O artigo discute os tipos de mediação on-line desenvolvidos em fóruns do curso "Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade" por assessores técnico-pedagógicos (ATP) e outros profissionais com formações distintas e de diferentes áreas e níveis de atuação da rede pública estadual de São Paulo. Partindo do pressuposto de que a formação universitária dos participantes levaria a uma performance otimizada por parte daqueles que tiveram uma formação básica em língua portuguesa, questiona-se se os professores com formação nessa área dominariam mais os conteúdos e, portanto, fariam uma mediação nos fóruns de qualidade mais desejável do que os professores de outras formações. A análise das respostas, com base em elementos desejáveis e não desejáveis, ao não confirmar essa hipótese, retoma, em outro patamar, os conceitos de mediação on-line e letramentos múltiplos.

Palabras clave : mediação on-line; ensino de língua portuguesa; letramentos múltiplos; educação a distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )