SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61MEMORIAS DE UNA MAESTRA AL RECOMPONER ESCENARIOS DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN LOMBA GRANDE, NOVO HAMBURGO, RS (1931-1942)ACTIVISMO PEDAGÓGICO Y PRINCIPIOS DE LA ESCUELA DEL TRABAJO EN LOS PRIMEROS TIEMPOS DE LA EDUCACIÓN SOVIÉTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

ARAYA, ADRIÁN RODRIGO BAEZA. EMANCIPAÇÃO E INQUÉRITO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE VALENTÍN LETELIER PARA A DISCUSSÃO DA CATEGORIA DE ATO DIDÁTICO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.409-431. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206107.

Este artigo tem como objetivo recuperar as ideias pedagógicas do pensador chileno Valentín Letelier (1852-1919), com um olhar crítico ao estado da arte em torno da noção de ato didático. Examina-se, em primeiro lugar, o marco histórico dentro do qual Letelier produz seu principal texto pedagógico: Filosofía de la educación (1892). Tomando-se por base diversos textos do pensador, caracteriza-se primeiramente o seu discurso pedagógico, do ponto de vista didático, para depois se tomar distância da arista da construção de uma pedagogia do desenvolvimento. Nesse processo, focaliza-se constantemente o exercício de resistência teórica de Letelier, às vezes consciente, às vezes não, diante dos discursos metropolitanos. Aproveitando as ideias de Said (2001) e Jorge Medina (2006) sobre a resistência, explicitam-se os posicionamentos didáticos visíveis de Letelier em suas reinscrições do discurso europeu, na reintegração de suas fissuras, em suas intervenções e interferências alegóricas, e ao mesmo tempo em suas dívidas e tributos sobre esses discursos metropolitanos. Nessa perspectiva, o pensamento de Letelier é considerado uma maneira de resistência, que permite pensar configurações do evento didático mais autênticas que as existentes no consenso teórico-contemporâneo de uma didática do objeto.

Palabras clave : Valentín Letelier; ato didático; didática; desenvolvimento; emancipação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )