SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61Memórias de uma professora ao recompor cenários do ensino público em Lomba Grande, Novo Hamburgo, RS (1931-1942)Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ARAYA, ADRIÁN RODRIGO BAEZA. EMANCIPAÇÃO E INQUÉRITO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE VALENTÍN LETELIER PARA A DISCUSSÃO DA CATEGORIA DE ATO DIDÁTICO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.409-431. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206107.

Este artigo tem como objetivo recuperar as ideias pedagógicas do pensador chileno Valentín Letelier (1852-1919), com um olhar crítico ao estado da arte em torno da noção de ato didático. Examina-se, em primeiro lugar, o marco histórico dentro do qual Letelier produz seu principal texto pedagógico: Filosofía de la educación (1892). Tomando-se por base diversos textos do pensador, caracteriza-se primeiramente o seu discurso pedagógico, do ponto de vista didático, para depois se tomar distância da arista da construção de uma pedagogia do desenvolvimento. Nesse processo, focaliza-se constantemente o exercício de resistência teórica de Letelier, às vezes consciente, às vezes não, diante dos discursos metropolitanos. Aproveitando as ideias de Said (2001) e Jorge Medina (2006) sobre a resistência, explicitam-se os posicionamentos didáticos visíveis de Letelier em suas reinscrições do discurso europeu, na reintegração de suas fissuras, em suas intervenções e interferências alegóricas, e ao mesmo tempo em suas dívidas e tributos sobre esses discursos metropolitanos. Nessa perspectiva, o pensamento de Letelier é considerado uma maneira de resistência, que permite pensar configurações do evento didático mais autênticas que as existentes no consenso teórico-contemporâneo de uma didática do objeto.

Palavras-chave : Valentín Letelier; ato didático; didática; desenvolvimento; emancipação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )