SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61Emancipación e indagación aportes del pensamiento pedagógico de Valentín Letelier para una discusión de la categoría de acto didácticoLa enseñanza de la historia una compleja relación entre norma y práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

BITTAR, MARISA  y  FERREIRA JR., AMARILIO. Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviética. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.433-456. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206108.

Examinamos neste artigo a influência do ativismo pedagógico nos primeiros tempos da educação soviética, de 1918 até o final da década de 1920. O estudo partiu da hipótese segundo a qual, nesse período, a pedagogia soviética teria mesclado tal influência com princípios marxistas da escola do trabalho. Quanto às fontes principais, baseamo-nos em discursos e artigos de três figuras importantes da revolução e educação no período: Anatoli Lounatcharski, Nadezja Konstantinovna Krupskaya e Vladimir Ilitch Lênin. Valemo-nos também de um texto pouco explorado de John Dewey sobre sua visita à Rússia Soviética, em 1928. O estudo concluiu que a presença do ativismo pedagógico foi típica do período de efervescência política da revolução, coincidindo com a campanha pela alfabetização e o início da construção do sistema nacional de escolas públicas, iniciando seu declínio na década de 1930, com a consolidação da revolução.

Palabras clave : educação soviética; ativismo pedagógico; educação e trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )