SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue61PEDAGOGICAL ACTIVISM AND PRINCIPLES OF THE SCHOOL’S WORK IN THE EARLY DAYS OF SOVIET EDUCATIONSCHOOL DAY DURATION AND LEARNING: THE EXPERIENCE OF THE EXTENSION OF THE SCHOOL DAY IN CHILE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

GREGORINI, VANESA MARIÁNGELES. ENSINO DA HISTÓRIA: A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE NORMA E PRÁTICA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.457-478. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206109.

O objetivo deste trabalho é analisar o papel que os professores atribuem às exigências curriculares, estabelecendo a relação entre esses documentos e a prática cotidiana. Com base na interpretação de entrevistas realizadas com um grupo de professores, estudam-se as formas pelas quais esses profissionais utilizam, descartam e/ou reelaboram as exigências curriculares, partindo do suposto de que eles têm um papel ativo na ressignificação de tais documentos. Os resultados da pesquisa indicam que as ressignificações e as adaptações que os professores realizam na norma escrita variam de acordo com as diferentes realidades de sala de aula e de seu contexto.

Keywords : ensino da história; modelo de currículo; professores; práticas escolares; cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )