SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61ACTIVISMO PEDAGÓGICO Y PRINCIPIOS DE LA ESCUELA DEL TRABAJO EN LOS PRIMEROS TIEMPOS DE LA EDUCACIÓN SOVIÉTICAEl tiempo y el aprendizaje escolar la experiencia de la extensión de la jornada escolar en Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

GREGORINI, VANESA MARIÁNGELES. ENSINO DA HISTÓRIA: A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE NORMA E PRÁTICA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.457-478. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206109.

O objetivo deste trabalho é analisar o papel que os professores atribuem às exigências curriculares, estabelecendo a relação entre esses documentos e a prática cotidiana. Com base na interpretação de entrevistas realizadas com um grupo de professores, estudam-se as formas pelas quais esses profissionais utilizam, descartam e/ou reelaboram as exigências curriculares, partindo do suposto de que eles têm um papel ativo na ressignificação de tais documentos. Os resultados da pesquisa indicam que as ressignificações e as adaptações que os professores realizam na norma escrita variam de acordo com as diferentes realidades de sala de aula e de seu contexto.

Palabras clave : ensino da história; modelo de currículo; professores; práticas escolares; cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )