SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviéticaTEMPO DE ESCOLA E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO DO DIA NA ESCOLA NO CHILE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

GREGORINI, VANESA MARIÁNGELES. ENSINO DA HISTÓRIA: A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE NORMA E PRÁTICA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.457-478. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206109.

O objetivo deste trabalho é analisar o papel que os professores atribuem às exigências curriculares, estabelecendo a relação entre esses documentos e a prática cotidiana. Com base na interpretação de entrevistas realizadas com um grupo de professores, estudam-se as formas pelas quais esses profissionais utilizam, descartam e/ou reelaboram as exigências curriculares, partindo do suposto de que eles têm um papel ativo na ressignificação de tais documentos. Os resultados da pesquisa indicam que as ressignificações e as adaptações que os professores realizam na norma escrita variam de acordo com as diferentes realidades de sala de aula e de seu contexto.

Palavras-chave : ensino da história; modelo de currículo; professores; práticas escolares; cultura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )