SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue61TEACHING HISTORY: A COMPLEX RELATION BETWEEN NORM AND PRACTICEBETWEEN THE LEGISLATIVE PEDAGOGY AND INTERPRET PEDAGOGIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MARTINIC, SERGIO. TEMPO DE ESCOLA E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO DO DIA NA ESCOLA NO CHILE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.479-499. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206110.

Neste artigo foi analisada a importância do tempo como objeto de políticas de educação na América Latina e seu impacto na aprendizagem dos alunos. Foram apresentadas a política de estender o dia na escola, no caso do Chile, e as mudanças propostas na quantidade e organização do tempo de escola, em práticas de ensino, atividades estudantis e relacionamentos dentro e fora da escola. Analisaram-se os dados relacionados com a implementação desse programa, sua eficácia e impacto na aprendizagem. Concluiu-se que as principais lições aprendidas foram a implementação dessa política e a necessidade de compreender a extensão do tempo em relação às mudanças nas práticas de ensino dos professores e na organização cultural do tempo de escola.

Keywords : tempo escolar; interações aluno-professor; aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )