SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61La enseñanza de la historia una compleja relación entre norma y prácticaENTRE LA PEDAGOGÍA LEGISLADORA Y LAS PEDAGOGÍAS INTÉRPRETES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

MARTINIC, SERGIO. TEMPO DE ESCOLA E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO DO DIA NA ESCOLA NO CHILE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.479-499. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206110.

Neste artigo foi analisada a importância do tempo como objeto de políticas de educação na América Latina e seu impacto na aprendizagem dos alunos. Foram apresentadas a política de estender o dia na escola, no caso do Chile, e as mudanças propostas na quantidade e organização do tempo de escola, em práticas de ensino, atividades estudantis e relacionamentos dentro e fora da escola. Analisaram-se os dados relacionados com a implementação desse programa, sua eficácia e impacto na aprendizagem. Concluiu-se que as principais lições aprendidas foram a implementação dessa política e a necessidade de compreender a extensão do tempo em relação às mudanças nas práticas de ensino dos professores e na organização cultural do tempo de escola.

Palabras clave : tempo escolar; interações aluno-professor; aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )