SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61El tiempo y el aprendizaje escolar la experiencia de la extensión de la jornada escolar en ChileLA ACTITUD DEL EDUCADOR DE LA PRIMERA INFANCIA Y LA PARTICIPACIÓN DEL NIÑO COMO REFERENCIAS DE CALIDAD EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CAMOZZATO, VIVIANE CASTRO. Entre a pedagogia legisladora e as pedagogias intérpretes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.501-520. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206111.

Com base nas metáforas do legislador (associado à modernidade) e intérprete (associado à pós-modernidade), discutidas por Zygmunt Bauman, este artigo problematiza alguns dos embates em torno dos significados da pedagogia, procurando mostrar os investimentos para legislar fundamentado nesse princípio, e também a operação de interpretar com as pedagogias. O mote central encontra-se no fato de que as formas de demarcar, definir, cercar o conceito de pedagogia, relaciona-se com uma vontade que é a de legislar sobre a sociedade e seus indivíduos. Com as fecundas transformações que têm reconfigurado a sociedade e o estado da cultura, argumenta- -se que houve uma necessidade para que a pedagogia se adequasse a essas reconfigurações, atuando como intérprete da cultura – o que proporcionou, por sua vez, a pluralidade do conceito de pedagogia e das intenções que a atravessam.

Palabras clave : pedagogia; pós-modernidade; Bauman.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )