SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61ENTRE LA PEDAGOGÍA LEGISLADORA Y LAS PEDAGOGÍAS INTÉRPRETES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

LUIS, JOANA DE FREITAS; ANDRADE, SOFIA  y  SANTOS, PAULA COELHO. A atitude do educador de infância e a participação da criança como referenciais de qualidade em educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.521-541. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206112.

Neste artigo, fundamentado em dois estudos de caso em jardim de infância, refletiu-se sobre como e com quais ferramentas de apoio se pode avaliar e promover qualidade e intervenção educativa adequada nos contextos. Selecionou-se um grupo de crianças (entre 3 e 6 anos) e desenvolveram-se estratégias com a finalidade de escutar e compreender o modo como elas participam. Ainda, em diversos tempos da rotina de cada contexto, identificaram-se interações e atitudes do educador, analisando-se o respetivo impacto no nível da participação das crianças. Os resultados revelaram que, quando as crianças desenvolvem um sentimento de pertença ao contexto e lhes são oferecidas oportunidades de participação, mais facilmente se envolvem, revelam bem-estar emocional e motivação para aprender, explorar e participar nos processos de tomada de decisão. A escuta ativa, o questionamento e o encorajamento do diálogo assumem-se, por parte do adulto, competências essenciais para a qualidade da intervenção educativa.

Palabras clave : educação infantil; participação; educação de qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )