SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue62Didactics, temporality and teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

LIMA, ANA LAURA GODINHO  and  CATANI, DENICE BARBARA. “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.571-593. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206202.

O texto analisa a presença das explicações acerca das diferenças individuais e de personalidade em livros de psicologia educacional utilizados para a formação de professores entre as décadas de 1920 e 1960 no Brasil. Trata-se de estudo que permite mostrar como tais explicações agregam e privilegiam saberes e perspectivas filosóficas, biológicas, psicanalíticas ou religiosas, em momentos diversos. Destacam-se também as características das recomendações dirigidas aos professores e a constituição de prescrições relativas aos processos de ensino. Os vínculos entre a psicologia e a pedagogia ao longo do período estudado podem ser observados nos discursos dessas obras, nas quais o caráter dedutivo das consequências educativas baseado nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano ganha caráter progressivo.

Keywords : manuais de ensino; psicologia educacional; diferenças individuais; formação de professores.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )