Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478
Resumen
LIMA, ANA LAURA GODINHO y CATANI, DENICE BARBARA. “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.571-593. ISSN 1413-2478. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206202.
O texto analisa a presença das explicações acerca das diferenças individuais e de personalidade em livros de psicologia educacional utilizados para a formação de professores entre as décadas de 1920 e 1960 no Brasil. Trata-se de estudo que permite mostrar como tais explicações agregam e privilegiam saberes e perspectivas filosóficas, biológicas, psicanalíticas ou religiosas, em momentos diversos. Destacam-se também as características das recomendações dirigidas aos professores e a constituição de prescrições relativas aos processos de ensino. Os vínculos entre a psicologia e a pedagogia ao longo do período estudado podem ser observados nos discursos dessas obras, nas quais o caráter dedutivo das consequências educativas baseado nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano ganha caráter progressivo.
Palabras clave : manuais de ensino; psicologia educacional; diferenças individuais; formação de professores.