SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue62“What kind of student is this?”: psychology, pedagogy and teacher trainingResearch training and life stories: Interweaving opportunities in inclusive education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

VERGARA, MARCELA GAETE. Didática, temporalidade e formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.595-617. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206203.

A dimensão didática constitui um aspecto fundamental na formação de professores, uma vez que interpela diretamente o desempenho profissional e, consequentemente, o sentido do ensino e da aprendizagem das novas gerações. Portanto, adotar uma ou outra perspectiva didática tem implicações profundas na configuração da subjetividade e na construção de um tipo específico de sociedade. Nesse sentido, o texto aborda reflexões epistemológicas provenientes de um dos casos estudados, de uma pesquisa qualitativa que se está realizando, cujo propósito é analisar as lógicas do pensamento que mobilizam, estruturam e/ou configuram estudantes de pedagogia. As reflexões neste artigo giram em torno das implicâncias da temporalidade da instituição escolar, que pressiona em direção a uma ação didática episódica, incapaz de gerar uma trama narrativa com sentido, pela qual se perpetua a ordem dominante.

Keywords : racionalidade prática; tempo didático; formação de professores.

        · abstract in Spanish | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )