SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número62“¿QUÉ TIPO DE ALUMNO ES ESE?”: PSICOLOGÍA, PEDAGOGÍA Y FORMACIÓN DE PROFESORESINVESTIGACIÓN-FORMACIÓN E HISTORIA DE VIDA: TEJIENDO POSIBILIDADES EN LA EDUCACIÓN INCLUSIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

VERGARA, MARCELA GAETE. Didática, temporalidade e formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.595-617. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206203.

A dimensão didática constitui um aspecto fundamental na formação de professores, uma vez que interpela diretamente o desempenho profissional e, consequentemente, o sentido do ensino e da aprendizagem das novas gerações. Portanto, adotar uma ou outra perspectiva didática tem implicações profundas na configuração da subjetividade e na construção de um tipo específico de sociedade. Nesse sentido, o texto aborda reflexões epistemológicas provenientes de um dos casos estudados, de uma pesquisa qualitativa que se está realizando, cujo propósito é analisar as lógicas do pensamento que mobilizam, estruturam e/ou configuram estudantes de pedagogia. As reflexões neste artigo giram em torno das implicâncias da temporalidade da instituição escolar, que pressiona em direção a uma ação didática episódica, incapaz de gerar uma trama narrativa com sentido, pela qual se perpetua a ordem dominante.

Palabras clave : racionalidade prática; tempo didático; formação de professores.

        · resumen en Español | Español     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )