SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número62“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professoresPesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

VERGARA, MARCELA GAETE. Didática, temporalidade e formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.595-617. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206203.

A dimensão didática constitui um aspecto fundamental na formação de professores, uma vez que interpela diretamente o desempenho profissional e, consequentemente, o sentido do ensino e da aprendizagem das novas gerações. Portanto, adotar uma ou outra perspectiva didática tem implicações profundas na configuração da subjetividade e na construção de um tipo específico de sociedade. Nesse sentido, o texto aborda reflexões epistemológicas provenientes de um dos casos estudados, de uma pesquisa qualitativa que se está realizando, cujo propósito é analisar as lógicas do pensamento que mobilizam, estruturam e/ou configuram estudantes de pedagogia. As reflexões neste artigo giram em torno das implicâncias da temporalidade da instituição escolar, que pressiona em direção a uma ação didática episódica, incapaz de gerar uma trama narrativa com sentido, pela qual se perpetua a ordem dominante.

Palavras-chave : racionalidade prática; tempo didático; formação de professores.

        · resumo em Espanhol | Espanhol     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )