SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número62Didáctica, temporalidad y formación docenteEL PROFESOR COMO CREADOR DEL CURRÍCULO: INTEGRACIÓN DE TECNOLOGÍAS EN ACTIVIDADES DE APRENDIZAJE DE MATEMÁTICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

ANJOS, HILDETE PEREIRA DOS. Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.619-633. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206204.

O trabalho apresenta uma proposta de percurso metodológico que visa possibilitar incorporar os saberes das professoras das salas de recursos na produção de conhecimento, de modo que faça avançar as políticas e as práticas de inclusão escolar no país, objetivo maior do Observatório Nacional de Educação Especial. Para tanto, apresenta uma experiência de pesquisa-formação que incorpora à proposta metodológica as histórias de vida das educadoras de um dos municípios que participaram da pesquisa do Observatório. Apresenta-se tal percurso metodológico argumentando sobre as possibilidades de interação, na prática, entre pesquisa-formação e história de vida. A participação efetiva das professoras das salas de recursos no levantamento dos saberes acerca de si, das políticas e da própria história da educação especial mostrou grande potencial heurístico no estudo de como esses saberes estão imbricados nas ações e no processo formativo dessas educadoras.

Palabras clave : políticas públicas; inclusão; salas de recursos multifuncionais; história de vida; pesquisa-formação.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )