SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número62INVESTIGACIÓN-FORMACIÓN E HISTORIA DE VIDA: TEJIENDO POSIBILIDADES EN LA EDUCACIÓN INCLUSIVARECONFIGURACIÓN DEL TRABAJO DOCENTE: UNA INVESTIGACIÓN DE LA INTRODUCCIÓN DE PROGRAMAS DE INTERVENCIÓN PEDAGÓGICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SAMPAIO, PATRÍCIA ALEXANDRA DA SILVA RIBEIRO  y  COUTINHO, CLARA PEREIRA. O professor como construtor do currículo: integração da tecnologia em atividades de aprendizagem de matemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.635-661. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206205.

O desenvolvimento profissional dos professores de matemática, por meio de progra¬mas nacionais e formações contínuas, deve proporcionar experiências que envolvam investigação, pensamento, planeamento, prática e reflexão. No caso da tecnologia, não nos devemos focar nas ferramentas em si, mas no modo como são usadas pelos docentes em contexto de sala de aula. Existem taxonomias de atividades de apren¬dizagem baseadas no conteúdo assentes na ideia do professor como construtor do currículo, que, para integrar com sucesso a tecnologia educativa nas aulas, desenvolve o conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo (TPACK), e apresenta-se a de matemática. Desse modo, reflete-se, por meio de vários estudos nacionais e internacionais, que as tecnologias deverão ser usadas pelos professores de acordo com objetivos, conteúdos e pedagogias específicas para terem um efeito positivo na aprendizagem dos alunos sobre as atividades baseadas no conteúdo que melhor se enquadram com essas tecnologias.

Palabras clave : tecnologia educativa; TPACK; atividades de aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )