SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue62Reconfiguration of teacher’s work: an examination of the introduction of pedagogical intervention programsSTREET GAMES, URBAN LIFE, AND THE ECOLOGY OF KNOWLEDGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

BARRETTO, ELBA SIQUEIRA DE SÁ. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.679-701. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206207.

Este artigo retoma achados de dois grandes estudos realizados sobre a condição docente no Brasil, realizados sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), respectivamente em 2009 e 2011, e discute implicações das políticas de formação de professores, problematizando-as à luz de dados recentes, de novas ações de governo nesse campo e das interfaces com outras dimensões das políticas educacionais no contexto atual.

Keywords : políticas docentes; formação docente; educação básica.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )