SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número62Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneosEspaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

PIMENTEL, ÁLAMO. Brincadeiras de rua, convivência urbana e ecologia dos saberes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.703-721. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206208.

Este artigo resulta de um estudo sobre a contribuição das brincadeiras de rua para a geração de processos de convivência urbana e a diversificação de práticas e saberes inerentes às culturas populares que atravessam o cotidiano das cidades brasileiras. O texto desenvolve-se com uma análise de documentos feita com base nos relatórios apresentados por estudantes de pedagogia de uma instituição de ensino superior do estado da Bahia. Os relatórios descritivos analisados resultam de um projeto didático de observação dos pontos de vistas das crianças sobre a convivência urbana. A base teórica do trabalho busca inspiração nas epistemologias do Sul, conforme proposição de Boaventura de Sousa Santos (2008), sobretudo no que diz respeito à compreensão das ecologias dos saberes. Tomando como base os quadros sinóticos apresentados ao longo do texto, expõe-se uma visão panorâmica das brincadeiras de rua em diferentes bairros de Salvador e suas implicações para a sustentabilidade das culturas populares nos cenários urbanos contemporâneos.

Palavras-chave : educação; culturas populares; brincadeiras de rua; convivência; ecologia dos sabere.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )