SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue62STREET GAMES, URBAN LIFE, AND THE ECOLOGY OF KNOWLEDGESchool choice, family mobilization and school performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

LONGARAY, DEISE AZEVEDO  and  RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA. Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.723-747. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206209.

O artigo tem como objetivo conhecer e compreender como as instâncias sociais - a família, a instituição religiosa, o movimento homossexual (Associação LGBT) e as instituições médicas e psicológicas -, por meio de suas estratégias de governamento, interpelam os sujeitos, produzindo suas subjetividades. Entendemos tais instâncias como espaços educativos, pois nos ensinam modos de ser e estar no mundo. Nesse sentido, analisamos enunciações de alguns sujeitos gays, travestis e transexuais, produzidas por meio de metodologias da história oral temática e da observação participante. Assim, concluímos que a família prima pela coerência entre sexo, gênero, prática sexual e desejo; as instituições médicas e psicológicas buscam diagnosticar e normalizar as atitudes dos sujeitos "desviantes"; as instituições religiosas buscam "condenar" as práticas transgressoras; e o movimento homossexual conduz as práticas dos sujeitos ao instituir as posturas adequadas e coerentes com a política do movimento.

Keywords : sujeito; governamento; heteronormatividade.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )