SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue62EDUCATIONAL SPACES AND THE PRODUCTION OF GAY, TRANSVESTITE AND TRANSSEXUAL SUBJECTIVITIESLearning yorubá through educational networks in candomblé communities: history, African culture and confronting intolerance in schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS; RESENDE, TÂNIA DE FREITAS  and  VIANA, MARIA JOSÉ BRAGA. Escolha do estabelecimento de ensino, mobilização familiar e desempenho escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.749-772. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206210.

Este artigo discute resultados de uma pesquisa cuja ambição é aprofundar a compreensão da influência da família no desempenho escolar dos filhos. São analisadas 33 entrevistas com famílias de alunos do ensino fundamental, da rede pública de Belo Horizonte, MG, considerando situações de melhor e de pior desempenho desses alunos, bem como o perfil do estabelecimento de ensino frequentado, quanto aos resultados na Prova Brasil. Tal análise permite extrair dois tipos de conclusões. Por um lado, ressalta-se o peso das condições objetivas sobre o desempenho escolar. Por outro lado, quando se focalizam as diferenças secundárias, relacionadas a atitudes e comportamentos familiares, confirmam-se os efeitos específicos da mobilização escolar parental.

Keywords : origem social; desempenho escolar; escola pública; mobilização escolar familiar.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )