SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número62ESPACIOS EDUCATIVOS Y PRODUCCIÓN DE LAS SUBJETIVIDADES GAIS, TRAVESTIS Y TRANSEXUALESAPRENDIENDO YORUBA EN LAS REDES EDUCAT IVAS DE LAS CASAS DEL CANDOMBLÉ: HISTORIA, CULTURAS AFRICANAS Y ENFRENTAMIENTO DE LA INTOLERANCIA EN LAS ESCUELAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS; RESENDE, TÂNIA DE FREITAS  y  VIANA, MARIA JOSÉ BRAGA. Escolha do estabelecimento de ensino, mobilização familiar e desempenho escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.749-772. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206210.

Este artigo discute resultados de uma pesquisa cuja ambição é aprofundar a compreensão da influência da família no desempenho escolar dos filhos. São analisadas 33 entrevistas com famílias de alunos do ensino fundamental, da rede pública de Belo Horizonte, MG, considerando situações de melhor e de pior desempenho desses alunos, bem como o perfil do estabelecimento de ensino frequentado, quanto aos resultados na Prova Brasil. Tal análise permite extrair dois tipos de conclusões. Por um lado, ressalta-se o peso das condições objetivas sobre o desempenho escolar. Por outro lado, quando se focalizam as diferenças secundárias, relacionadas a atitudes e comportamentos familiares, confirmam-se os efeitos específicos da mobilização escolar parental.

Palabras clave : origem social; desempenho escolar; escola pública; mobilização escolar familiar.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )