SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número62Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuaisAprendendo yorubá nas redes educativas dos terreiros: história, culturas africanas e enfrentamento da intolerância nas escolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS; RESENDE, TÂNIA DE FREITAS  e  VIANA, MARIA JOSÉ BRAGA. Escolha do estabelecimento de ensino, mobilização familiar e desempenho escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.749-772. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206210.

Este artigo discute resultados de uma pesquisa cuja ambição é aprofundar a compreensão da influência da família no desempenho escolar dos filhos. São analisadas 33 entrevistas com famílias de alunos do ensino fundamental, da rede pública de Belo Horizonte, MG, considerando situações de melhor e de pior desempenho desses alunos, bem como o perfil do estabelecimento de ensino frequentado, quanto aos resultados na Prova Brasil. Tal análise permite extrair dois tipos de conclusões. Por um lado, ressalta-se o peso das condições objetivas sobre o desempenho escolar. Por outro lado, quando se focalizam as diferenças secundárias, relacionadas a atitudes e comportamentos familiares, confirmam-se os efeitos específicos da mobilização escolar parental.

Palavras-chave : origem social; desempenho escolar; escola pública; mobilização escolar familiar.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )