SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número63LECTORES RURALES: APROPIACIÓN ÉTICO-PRÁCTICA DE LOS SENTIDOS ATRIBUIDOS A LA LECTURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

TEIVE, GLADYS MARY GHIZONI. Caminhos teórico-metodológicos para a investigação de livros escolares: contribuição do Centro de Investigación MANES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.827-843. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206302.

Este artigo objetiva analisar os caminhos teórico-metodológicos trilhados pelo Centro de Investigación en Manuales Escolares (MANES), na Espanha. Para tal, privilegia as duas perspectivas que têm embasado as investigações desse centro ao longo de seus vinte anos de existência: a dos "emissores" e a dos "receptores" das mensagens dos textos escolares. Em relação à primeira, são enfatizados os estudos relacionados à análise do conteúdo textual e iconográfico dos livros escolares, a que se convencionou chamar de "tradição de investigação ideológica". Em relação à segunda - a dos receptores -, são destacadas neste artigo as incursões dos pesquisadores do centro pelo chamado "giro contextual", referente tanto ao contexto de produção dos livros escolares quanto ao contexto de seu uso. Destaca-se, ainda, a utilização da metodologia da intertextualidade, consubstanciada no estudo combinado do livro com diferentes fontes provenientes dos contextos de recepção, a qual tem contribuído para o desentranhamento de uma das questões mais difíceis da manualística: a da metodologia do uso dos livros nas salas de aula e a consequente aproximação com a história da cultura escolar.

Palabras clave : livros escolares; "giro contextual"; intertextualidade; cultura escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )