SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número63CAMINOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA LA INVESTIGACIÓN DE MANUALES ESCOLARES: LA CONTRIBUCIÓN DEL CENTRO DE INVESTIGACIÓN MANES"NUEVAS INICIATIVA DE OPORTUNIDADES" Y "NOL+": DOS ESTUDIOS DE CASO EN ALGARVE (PORTUGAL) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MANKE, LISIANE SIAS. Leitores rurais: apropriação ético-prática nos sentidos atribuídos à leitura. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.885-905. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206305.

O artigo discute questões relativas à prática de leitura de leitores assíduos vinculados ao meio rural, em especial em relação aos sentidos que estes atribuem à leitura, tomando-se por base o conceito de apropriação desenvolvido por Roger Chartier. A abordagem que se estabelece advém do resultado de uma pesquisa concluída que teve como tema o estudo da trajetória de seis leitores rurais que leem cotidianamente, e não por profissão, mas por prazer e distração. O aporte teórico oferecido pelo sociólogo Bernard Lahire apresenta significativa contribuição ao propor uma análise à escala individual, na qual o social é abordado individualmente. A investigação da trajetória desses leitores permitiu perceber a relação estabelecida entre o meio rural e a leitura, além de esboçar uma imagem das práticas de leitura no mundo social. Nos textos lidos, os temas mais recorrentes apresentam uma aproximação com os esquemas da própria experiência dos atores, revelando apropriações ético-práticas da leitura.

Palabras clave : história da leitura; sociologia da leitura; práticas de leitura; leitores rurais.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )