SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número63"NUEVAS INICIATIVA DE OPORTUNIDADES" Y "NOL+": DOS ESTUDIOS DE CASO EN ALGARVE (PORTUGAL)EDUCACIÓN Y AMBIGÜEDADES DE LA AU TONOMIZACIÓN: HACIA UNA PEDAGOGÍA CRÍTICA DE LA PROMOCIÓN DEL INDIVIDUO AUTÓNOMO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, FRANCISCO CANINDÉ DA  y  SAMPAIO, MARISA NARCIZO. Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.925-947. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206307.

O texto discute a experiência de alfabetização com jovens e adultos conhecida como "As 40 horas de Angicos" (RN), que completou cinquenta anos em abril de 2013.O artigo é fruto do trabalho do Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Rio Grande do Norte,realizando um reencontro com as memórias dessa experiência político-pedagógica por meio da voz de alguns de seus protagonistas, aqui denominados coautores, que rememoraram contextos, propostas e práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas por eles naquele período. Entrevistas com treze desses coautores foram realizadas em 2012 e 2013, e a impressão que causaram aos pesquisadores, no processo de fazer emergir a memória daquele tempo, foi a de que, para além da alfabetização, a força que mantém essa experiência viva reside na capacidade de colocarem prática princípios freirianos inovadores ainda hoje, como a relação pedagógica entre sujeitos cognoscentes.

Palabras clave : educação de jovens e adultos; memória; 40 horas de Angicos.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )