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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, FRANCISCO CANINDÉ DA  e  SAMPAIO, MARISA NARCIZO. Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.925-947. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206307.

O texto discute a experiência de alfabetização com jovens e adultos conhecida como "As 40 horas de Angicos" (RN), que completou cinquenta anos em abril de 2013.O artigo é fruto do trabalho do Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Rio Grande do Norte,realizando um reencontro com as memórias dessa experiência político-pedagógica por meio da voz de alguns de seus protagonistas, aqui denominados coautores, que rememoraram contextos, propostas e práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas por eles naquele período. Entrevistas com treze desses coautores foram realizadas em 2012 e 2013, e a impressão que causaram aos pesquisadores, no processo de fazer emergir a memória daquele tempo, foi a de que, para além da alfabetização, a força que mantém essa experiência viva reside na capacidade de colocarem prática princípios freirianos inovadores ainda hoje, como a relação pedagógica entre sujeitos cognoscentes.

Palavras-chave : educação de jovens e adultos; memória; 40 horas de Angicos.

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