SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue63Fiftieth anniversary of "angicos' 40 hours": the story, fresh in the memory of youth and adult educationSCHOOL PODCAST'S COOPERATIVE POTENTIALS IN A FREINET'S PERSPECTIVE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BARBOSA, MANUEL GONÇALVES. Educação e ambiguidades da autonomização: para uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.995-1008. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206310.

O presente artigo, confrontando a educação com o desiderato da autonomização, pretende analisar as ambiguidades a que esse confronto dá hoje origem e estabelecer, mediante a explicitação de uma conceção contra-hegemónica de autonomização, as bases e as coordenadas de uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomo, que seja simultaneamente humanista, emancipadora e transformadora tanto da realidade do sujeito quanto da realidade do contextoA estrutura narrativa, em consonância com esse amplo propósito, articula as seguintes dimensões: a educação e a normatividade da autonomização; as ambiguidades da autonomização: sentidos divergentes de fazer educação para a autonomia; e, por fim, o empowerment emancipatório e transformador: vetor da educação enquanto autonomização contra-hegemónica. A conclusão aponta as linhas diretoras da construção de uma pedagogia crítica do indivíduo autónomo, assumida nas vertentes de emancipação individual e transformação social.

Keywords : educação; autonomização; pedagogia crítica; indivíduo autónomo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )