SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue63EDUCATION AND AMBIGUITIES OF THE AUTONOMIZATION: FOR A CRITICAL PEDAGOGY OF THE PROMOTION OF THE AUTONOMOUS INDIVIDUALSPolytechnic and integrated training: conceptual clashes, political projects and historical contradictions of Brazilian education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FREIRE, EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.1033-1056. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206312.

Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal.

Keywords : cooperação em Freinet; tecnologia de oralidade; oralidade digital; Freinet.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )