SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número63EDUCACIÓN Y AMBIGÜEDADES DE LA AU TONOMIZACIÓN: HACIA UNA PEDAGOGÍA CRÍTICA DE LA PROMOCIÓN DEL INDIVIDUO AUTÓNOMOFormación politécnica y formación integrada: enfrentamientos conceptuales, proyectos políticos y las contradicciones históricas de la educación brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FREIRE, EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.1033-1056. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206312.

Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal.

Palabras clave : cooperação em Freinet; tecnologia de oralidade; oralidade digital; Freinet.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )