SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número63Educação e ambiguidades da autonomização: para uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autónomoPolitecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FREIRE, EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.1033-1056. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206312.

Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal.

Palavras-chave : cooperação em Freinet; tecnologia de oralidade; oralidade digital; Freinet.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )