SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue63SCHOOL PODCAST'S COOPERATIVE POTENTIALS IN A FREINET'S PERSPECTIVE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MOURA, DANTE HENRIQUE; FILHO, DOMINGOS LEITE LIMA  and  SILVA, MÔNICA RIBEIRO. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.1057-1080. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313.

Neste artigo se discute a problemática da formação humana no contexto do ensino médio, etapa final da educação básica brasileira. Parte-se do pressuposto de que o objetivo a ser alcançado, na perspectiva de uma sociedade justa, é a formação onilateral, integral ou politécnica. A problemática se estabelece em torno da questão: é possível caminhar nessa direção em uma sociedade capitalista e periférica como a do Brasil? Trata-se de pesquisa bibliográfica que recorreu a pensadores clássicos do campo da sociologia e da educação com vistas a discutir conceitualmente os termos enunciados, notadamente "politecnia" e "formação humana integral". A partir disso, se analisa-se a possibilidade do ensino médio integrado como travessia na direção pretendida. As conclusões sinalizam que, em que pesem as dificuldades e os embates que marcam a trajetória educacional brasileira, cumpre reiterar a defesa de processos formativos emancipatórios, entre os quais se destaca a formação integral e integrada.

Keywords : ensino médio; formação humana integral; politecnia; ensino médio integrado.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )