SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue63INTELLECTUALS OF THE IMPERIAL AMAZON AND WISDOM OF ILLITERATE POPULATIONS DURING THE CABANA REVOLUTION (1835-1840)WHO'S AFRAID OF PEDAGOGY? CONTRIBUTIONS OF CONTEMPORARY THEORY OF EDUCATION FOR RESISTING THE "RETURN TO BASICS" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SIMOES, FERNANDA MAURÍCIO  and  FONSECA, MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS. Apropriação de práticas de letramento escolares por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.869-884. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206304.

Este artigo visa contribuir com o debate a respeito dos modos como jovens e adultos estudantes da educação básica se apropriam das práticas de letramento que se constituem na abordagem escolar da leitura e da escrita. Focalizando um episódio extraído do material empírico produzido no acompanhamento de uma turma de educação de jovens e adultos em curso no ensino fundamental de uma escola pública de um grande centro urbano, analisamos os posicionamentos assumidos discursivamente pelos alunos, nas atividades de leitura e de escrita das quais participavam na sala de aula. Essa análise indica que os estudantes, como sujeitos de cultura e de conhecimento, mobilizam seus saberes relacionados aos usos da língua escrita para significar as práticas letradas escolares. A compreensão desses saberes nos auxilia a perceber a dimensão sociocultural das situações de ensino da leitura e da escrita e a necessidade de elas serem construídas baseadas no diálogo com os processos de aprender dos educandos.

Keywords : letramento; apropriação de práticas; educação de jovens e adultos.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )