SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número63INTELECTUALES EN LA AMAZONIA IMPERIAL Y LA SABIDURÍA DEL POBLACIONES ANALFABETAS DURANTE LA REVOLUCIÓN CABANA (1835-1840)¿QUIÉN TEME A LA PEDAGOGÍA? CONTRIBUCIONES DE LA TEORÍA CONTEMPORÁNEA DE LA EDUCACIÓN PARA RESISTIR LA "VUELTA A LO BÁSICO" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SIMOES, FERNANDA MAURÍCIO  y  FONSECA, MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS. Apropriação de práticas de letramento escolares por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.869-884. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206304.

Este artigo visa contribuir com o debate a respeito dos modos como jovens e adultos estudantes da educação básica se apropriam das práticas de letramento que se constituem na abordagem escolar da leitura e da escrita. Focalizando um episódio extraído do material empírico produzido no acompanhamento de uma turma de educação de jovens e adultos em curso no ensino fundamental de uma escola pública de um grande centro urbano, analisamos os posicionamentos assumidos discursivamente pelos alunos, nas atividades de leitura e de escrita das quais participavam na sala de aula. Essa análise indica que os estudantes, como sujeitos de cultura e de conhecimento, mobilizam seus saberes relacionados aos usos da língua escrita para significar as práticas letradas escolares. A compreensão desses saberes nos auxilia a perceber a dimensão sociocultural das situações de ensino da leitura e da escrita e a necessidade de elas serem construídas baseadas no diálogo com os processos de aprender dos educandos.

Palabras clave : letramento; apropriação de práticas; educação de jovens e adultos.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )