SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número63Letrados da Amazônia Imperial e saberes das populações analfabetas durante a Revolução Cabana (1835-1840)Quem tem medo da pedagogia?: contributos da teoria contemporânea da educação para resistir ao "regresso ao básico" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SIMOES, FERNANDA MAURÍCIO  e  FONSECA, MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS. Apropriação de práticas de letramento escolares por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.869-884. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206304.

Este artigo visa contribuir com o debate a respeito dos modos como jovens e adultos estudantes da educação básica se apropriam das práticas de letramento que se constituem na abordagem escolar da leitura e da escrita. Focalizando um episódio extraído do material empírico produzido no acompanhamento de uma turma de educação de jovens e adultos em curso no ensino fundamental de uma escola pública de um grande centro urbano, analisamos os posicionamentos assumidos discursivamente pelos alunos, nas atividades de leitura e de escrita das quais participavam na sala de aula. Essa análise indica que os estudantes, como sujeitos de cultura e de conhecimento, mobilizam seus saberes relacionados aos usos da língua escrita para significar as práticas letradas escolares. A compreensão desses saberes nos auxilia a perceber a dimensão sociocultural das situações de ensino da leitura e da escrita e a necessidade de elas serem construídas baseadas no diálogo com os processos de aprender dos educandos.

Palavras-chave : letramento; apropriação de práticas; educação de jovens e adultos.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )