SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue63Appropriation of school literacy practices by youth and adult education studentsAUTHORITY AND EDUCATION: THE CHALLENGE IN LIGHT OF TRADITION'S DECLINE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GOMES, ELISABETE XAVIER. Quem tem medo da pedagogia?: contributos da teoria contemporânea da educação para resistir ao "regresso ao básico". Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.949-973. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206308.

Este artigo parte dos ataques à pedagogia e assume a sua apologia. Refere modos infantis de pensar a (teoria da) educação em defesa de uma pedagogia pobre, de uma educação fraca e de uma infância estranha. Introduz um conjunto de abordagens teóricas que fazem a apologia de uma educação mais humana e menos humanista. Jacques Rancière (2002) e o modo como a aventura de Jacotot - o mestre ignorante - permite questionar um lugar-chave da educação: a explicação e a necessária desigualdade que caracteriza o acto educativo; Jorge Larrosa (2002), cujo conceito de experiência questiona a actividade como lugar sagrado da pedagogia moderna; e Gert Biesta (2006, 2010a), que ataca a necessidade da continuidade e do fim à vista dos processos educativos, propondo uma pedagogia da interrupção.

Keywords : infância; alteridade; educação; pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )