SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue63WHO'S AFRAID OF PEDAGOGY? CONTRIBUTIONS OF CONTEMPORARY THEORY OF EDUCATION FOR RESISTING THE "RETURN TO BASICS"THE FRENCH DEBATE ABOUT PUBLIC EDUCATION AND ITS DEVELOPMENT IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARVALHO, JOSÉ SÉRGIO FONSECA DE. Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.975-993. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206309.

A discussão sobre o lugar da autoridade na educação escolar tem mobilizado intelectuais, professores e responsáveis por políticas públicas da área. Em geral, os discursos alternam-se entre a denúncia e o lamento; entre a rejeição de relações escolares fundadas na autoridade e a busca de restauração de uma suposta autoridade perdida. Este artigo procura ressaltar que, apesar das divergências teóricas e programáticas entre essas duas tendências dos discursos educacionais, elas têm um aspecto comum: não distinguem a obediência produzida por uma relação de autoridade - sempre fundada na confiança - daquela que emerge da violência, da coerção ou do mero apego à legalidade. Assim, o debate acerca dos dilemas e impasses vinculados ao ocaso da autoridade nas relações educativas, com base na emergência do mundo moderno, exige a compreensão da especificidade desse tipo de relação e dos regimes de temporalidade que orientam os nexos que as sociedades estabelecem entre presente, passado e futuro.

Keywords : filosofia da educação; autoridade; Hannah Arendt; ética e educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )