SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número63¿QUIÉN TEME A LA PEDAGOGÍA? CONTRIBUCIONES DE LA TEORÍA CONTEMPORÁNEA DE LA EDUCACIÓN PARA RESISTIR LA "VUELTA A LO BÁSICO"EL DEBATE FRANCÉS SOBRE LA EDUCACIÓN PÚBLICA Y SU DESARROLLO EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CARVALHO, JOSÉ SÉRGIO FONSECA DE. Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.975-993. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206309.

A discussão sobre o lugar da autoridade na educação escolar tem mobilizado intelectuais, professores e responsáveis por políticas públicas da área. Em geral, os discursos alternam-se entre a denúncia e o lamento; entre a rejeição de relações escolares fundadas na autoridade e a busca de restauração de uma suposta autoridade perdida. Este artigo procura ressaltar que, apesar das divergências teóricas e programáticas entre essas duas tendências dos discursos educacionais, elas têm um aspecto comum: não distinguem a obediência produzida por uma relação de autoridade - sempre fundada na confiança - daquela que emerge da violência, da coerção ou do mero apego à legalidade. Assim, o debate acerca dos dilemas e impasses vinculados ao ocaso da autoridade nas relações educativas, com base na emergência do mundo moderno, exige a compreensão da especificidade desse tipo de relação e dos regimes de temporalidade que orientam os nexos que as sociedades estabelecem entre presente, passado e futuro.

Palabras clave : filosofia da educação; autoridade; Hannah Arendt; ética e educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )