SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue63AUTHORITY AND EDUCATION: THE CHALLENGE IN LIGHT OF TRADITION'S DECLINE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MALHEIROS, ROGÉRIO GUIMARÃES  and  ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO DA. O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.1009-1032. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206311.

Este artigo tem por objetivo analisar aspectos históricos das questões políticas, ideológicas e conceituais que estiveram presentes nas discussões referentes à instrução nacional francesa no final do século XVIII, enfatizando as proposições de Condorcet, no Rapport de 1792, como sendo base desse tipo de debate durante o processo revolucionário na França. Privilegiamos, portanto, analisar as prerrogativas discursivas dessa proposta e o certame suscitado a partir dela, pois resultaram, até mesmo, em novas proposições, entre elas as de Romme, Robespierre, Lepelletier e Lakanal. Trata-se de uma abordagem que nos proporciona a compreensão da base moderna do debate sobre instrução pública que se configurou no século XIX. Essa concorrência de ideias entre os franceses se estabeleceu como o grande legado teórico para os sistemas modernos de ensino, inclusive o brasileiro. Depreendemos, ainda, que a instrução defendida na França estava permeada pelos ideais de razão, moral e cientificismo.

Keywords : instrução pública; história da educação; Rapport de Condorcet.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )