SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número63AUTORIDAD Y EDUCACIÓN: EL DESAFÍO ANTE LA DECLINACIÓN DE LA TRADICIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MALHEIROS, ROGÉRIO GUIMARÃES  y  ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO DA. O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.1009-1032. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206311.

Este artigo tem por objetivo analisar aspectos históricos das questões políticas, ideológicas e conceituais que estiveram presentes nas discussões referentes à instrução nacional francesa no final do século XVIII, enfatizando as proposições de Condorcet, no Rapport de 1792, como sendo base desse tipo de debate durante o processo revolucionário na França. Privilegiamos, portanto, analisar as prerrogativas discursivas dessa proposta e o certame suscitado a partir dela, pois resultaram, até mesmo, em novas proposições, entre elas as de Romme, Robespierre, Lepelletier e Lakanal. Trata-se de uma abordagem que nos proporciona a compreensão da base moderna do debate sobre instrução pública que se configurou no século XIX. Essa concorrência de ideias entre os franceses se estabeleceu como o grande legado teórico para os sistemas modernos de ensino, inclusive o brasileiro. Depreendemos, ainda, que a instrução defendida na França estava permeada pelos ideais de razão, moral e cientificismo.

Palabras clave : instrução pública; história da educação; Rapport de Condorcet.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )