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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MOROSINI, MARILIA COSTA et al. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.13-37. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216402.

Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.

Palavras-chave : educação superior; qualidade; universidade; indicadores; Observatório de Educação CAPES/INEP.

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