SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue64QUALITY OF HIGHER EDUCATION AND THE COMPLEX EXERCISE OF PROPOSING INDICATORSRURAL-URBAN MIGRATION, YOUTH, AND HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VERANO-TACORONTE, DOMINGO et al. AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE COMUNICAÇÃO ORAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DE UMA RUBRICA VÁLIDA E CONFIÁVEL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.39-60. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216403.

O novo modelo formativo de ensino superior pretende dotar os estudantes das competências adequadas. A competência de comunicação oral é uma das mais importantes para a empregabilidade dos graduados. Há vários critérios utilizados na avaliação dessa competência, e por isso é importante uni-los. Nessa perspectiva, é importante o desenvolvimento de rubricas validadas. As rubricas permitem uma avaliação da qualidade das contribuições dos estudantes, assim como os orientam no seu desempenho ao especificar os fatores que serão avaliados. Para alcançar o objetivo principal deste trabalho, é descrito o processo de elaboração de uma rubrica e analisadas a validez e a confiabilidade de sua implantação. Para isso se realiza uma experiência na disciplina organização industrial e administração de empresas, do curso de graduação em engenharia industrial. Os resultados revelam que a rubrica desenvolvida é uma ferramenta válida e confiável para avaliar a competência de comunicação oral.

Keywords : educação superior; rubrica; avaliação; competência; comunicação oral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )